Vendo casa com 2 quartos - Varadouro - Olinda/PE

Rua Henrique Dias, Varadouro, Olinda - PE

Casa à venda

Cód. 302768088 - Atualizado há mais de 1 mês

PREÇO R$ 450.000

O imóvel "Vendo casa com 2 quartos - varadouro - olinda/pe" possui 2 dormitórios, 2 banheiros, venda por R$450.000, 90m² de área, área de serviço e está localizado em Rua Henrique Dias, Varadouro, Olinda.

casa com 2 quartos - Varadouro - Olinda/PE. Casa localizada na parte histórica de Olinda, próxima a Bica de São Pedro. Fachada em estilo colonial, com dois janelões e porta em madeira. Sala de estar, dois quartos, sala de refeições, cozinha e banheiro. No piso superior (mezanino construído em madeira); salão e varanda. Nos fundos da casa há uma lavanderia. Ao fundo do terreno, há um anexo com construção inacabada, composto de sala, quarto, cozinha e banheiro.

Bica de São Pedro:

A Bica de São Pedro foi construída no século XVI, é a que possui maior vazão de água. Segundo uma lenda popular, suas águas surgiam de uma vertente que ficava por baixo do altar-mor da Igreja Matriz de São Pedro Mártir. Conhecida inicialmente como Fontainha, suas águas ainda servem a população olindense.

A histórica Bica de São Pedro, bairro do Varadouro, sua existência data ao período da sesmaria doada a Jerônimo de Albuquerque em 1542. Em 1571 consta na doação feita a um dito senhor, Pedro Rodrigues por Duarte Coelho de Albuquerque, o donatário, este, filho do fundador da Cidade, Dom Duarte Coelho. 10 braças de chão dito lugar, o qual chão parte de Leste com a rua da Biqua... e o caminho que vai por baixo para o Varadouro e terra ao longo da dita rua da Biqua.... Depois da invasão holandesa passou a ter o nome de rua da Biquinha e, finalmente, rua da Bica de São Pedro. A lenda popular, já registrada, acrescentava que a água da Biquinha era mineral, o que foi comprovado por um técnico inglês contratado pelo governo provincial para localizar e estudar as fontes de água mineral porventura existentes na Província (BEZERRA, 1986, p. 130).

A Bica de São pedro, também possui em seu frontão em seu frontispício um brasão que inclui um dos símbolos de Olinda, o globo encimado por cruz latina - Orbis Cristianis, que significa Mundo Cristão. Seu fluxo era um de maiores vazão quando comparado as outras Bicas públicas da Cidade, antes da mesma ter sido desativada para o uso de suas águas devida a mesma ter sido considerada hoje, imprópria para o consumo humano devido a seus veios terem sido poluídos.

Segundo uma lenda popular, as suas águas promanavam de uma vertente que ficava por baixo do altar-mor da antiga igreja matriz de São Pedro Mártir, templo existente no local onde hoje é a Praça Laura Nigro nas proximidades do Mercado da Ribeira. Hoje é a única Bica sem água desta cidade, restando dela em seu funcionamento apenas a saudade de um outro tempo, a Bica ainda lá, como um pássaro que já não voa, desprovida de suas funções, no entanto ainda como um belo símbolo de uma Olinda de antigamente.

Fonte pesquisa: Vanildo Bezerra Cavalcanti, em Olinda do Salvador do Mundo.

  • Varanda
  • Área de serviço

Anunciante

Telefone de contato

SOLICITAR


Para sua segurança:

1. Não realize pagamento adiantado.

2. Suspeite de anúncios com valores duvidosos.

Imóveis próximos